Entre as formas extraordinárias de veneração na Índia, as pedras de Shalagramas são as mais celebradas universalmente. A adoração destas pedras é feita por muitos grupos e remonta a um passado distante. Elas são adoradas nos templos, mosteiros e em casas dos devotos. O beber da água em que essas pedras são banhadas é um ritual diário para o hindu piedoso pertencente a famílias antigas e tradicionais. A presença dessas pedras é indispensável durante a realização diária e em ocasionais cerimonias e festas de carácter religioso. Também é muito auspicioso utilizar a Shalagrama-Shila pra diferentes tipos de cerimonias de fogo como : cerimonias de casamento (grha pravesa) , diferentes rituais de apaziguamento (Shanti) e rituais funerários. A Shalagrama é adorada tanto pelos devotos casados, como por monges ascetas.



Sri Krishna Udupi

Esta é a famosa Deidade de Vishnu que fica em Badrinath nos Himalaias. É dito que esta Deidade foi esculpida de uma pedra de Shalagrama, tal como a imagem de Krishna em Udupi (Karnataka).


O Senhor Jagannatha

De tempos em tempos a Deidade do Senhor Jagannatha em Puri é trocada, pois é feita de madeira, um material que de deteriora com o passar do tempo. Durante a cerimonia de troca de Deidade (nava-kalevara), a Shalagrama Shila é a essência (padaratha) que está escondida no interior da Deidade principal de Jagannatha, é passada para a nova Deidade.

Brahmarsi prabhu enviou-me uma mensagem no orkut pedindo para colocar coisas práticas como: detalhes de adoração, curiosidades, como fazer certos adornos. etc...
Então atendendo a pedidos, vou colocar uma matéria ensinado a fazer lindos colares para a sua Shila
Estes colares são fáceis de fazer e essa técnica pode ser modificada para adicionar ou subtrair níveis. Este estilo de colar dá a impressão da Shila ter vários colares, mas porque é uma peça única, você não precisa se preocupar com os diferentes colares ficarem emaranhados.

Você vai precisar de:
1. Fio de Poliéster
2. Agulha extra fina
3. Missangas
4. Missangas decorativas (5 em cristal colorido e 6 em vidro transparentes)
5. Tesoura

PASSO 1: Começamos com uma quantidade generosa de fio, dobrado em dois e enfiado na agulha.
Precisamos criar uma missanga de segurança na ponta (simplesmente damos um nó à volta da missanga) e deixamos uns centímetros de fio a mais na ponta.

PASSO 2: Enfiamos de 8 à 10 missangas pequenas seguidas e depois uma maior de cristal colorido, depois enfiamos mais missangas até obtermos o comprimento que desejamos para a primeira volta do colar.

PASSO 3: Depois utilizamos uma missanga de vidro, uma de cristal colorido e 3 missangas pequenas. Para criar o pendente, voltamos a passar a agulha pela missanga de cristal colorido e puxamos.

PASSO 4: Completamos o outro lado do colar da mesma forma. Missanga de vidro, missangas pequenas, missanga de cristal colorido e mais missangas pequenas. Aqui temos que atar bem as pontas do fio uma na outra.

PASSO 5: Para criar s segunda volta passamos um novo fio pelas missangas até a primeira de cristal colorido. Depois podemos começar a enfiar mais missangas pequenas, mais do que o primeiro colar, para garantir que este fica por baixo. Repetimos o mesmo padrão que utilizámos no primeiro e atamos bem as pontas.

Passo 6: Neste ponto podemos terminar o colar com duas voltas ou podemos criar uma terceira volta, repetindo o passo 5.

Fotos e texto extraído do blog: http://www.arcanam.blogspot.com/


Estava eu, fazendo a minha peregrinação ao Rio Kali-Gandaki no Nepal, com a minha Pradhana Shila, Sri Damodara, na mão direita e recitando o mantra:

om dheya sada savitra mandala madhya-varti
naryanah sarasijasana sannivistah
keyuravan makara kundalavan kiriti
hari hiranmaya vapuh dhrita sankha cakrah

Andava com o corpo curvado para baixo e com o meu braço direito esticado, e ficava balançando o braço lentamente pra lá e pra cá com a Shila na mão.
Parecia que eu estava com um detector de metais nas mãos.... rsrsrs
É dito que as Shilas se atrem......realmente é uma experiência muito mística, você ali andando ao lado do rio, pisando em diferentes tipos de pedras e de todos os tipos, e meditando numa forma específica de Shila e derrepente ela se manifesta em sua frente!!!
Três maravilhosos dias se passaram, e chegou finalmente o dia do retorno.
Mas no coração sentia um grande peso, não só pela despedida deste maravilhoso lugar sagrado, mas também por que não encontrei uma Shila em especial...
Tenho uma apreciação em especial para com as Shilas em forma de animais, Kurma (tartaruga), Nrsimha (leão), Varaha (javali), Matsya (peixe)
Mas faltou encontrar uma Shila ....Hayagriva (cavalo)
E no percurso de volta, quando estavamos caminhando bem próximo ao Rio Kali Gandaki, sem querer eu chutei uma Shalagrama Shila, e para me redimir da ofensa peguei ela e coloquei na minha testa pedindo desculpas pela ofensa.
Olhei para ela e aparentemente ela parecia-me uma Kurma Shila, e pensei:"-Já achei uma Kurma vou devolve-la". Mas ponderando bem, resolvi guarda-la
Chegando em Vrindavana foi quando comecei a analisa-la adequadamente, mas não consegui reconhece-la.
Outro dia, já em Portugal eu estava passando óleo no corpo dela e meditando, pedindo para ela se manifestar....quando derrepente HAYAGRIVA veio na minha mente!
Sim, parece com o Avatar Hayagriva, então comecei a pesquisar na net e encontrei que a Hayagriva-Murti-Shalagrama tem a forma de um fruto maduro-jambu, tem um grande buraco, uma marca circular e tem forma da cabeça de um cavalo


vedan yugante tamasa tiraskrtan
rasatalad yo nr-turanga-vigrahah
pratyadade vai kavaye ´bhiyacate
tasmai namas te ´vitathehitaya iti

“Tamas, na forma da ignorância personificada, no final da Yuga, assumiu a forma de um demônio, e roubou todos os Vedas. Na posse d´Eles, o demônio desceu ao planeta Rasatala. Mas o Senhor Supremo, na Sua forma de Hayagriva, recuperou os Vedas e Os devolveu, a pedido, ao Senhor Brahma. Ofereço minhas respeitosas reverencias ao Senhor Supremo, de firme e infalível resolução”. Srimad-Bhagavatam, 5.18.6

Hayagriva é um Avatar do Senhor Vishnu. Sua adoração é feita tendo-O como Deus do conhecimento. Ele tem o corpo humano e uma cabeça de cavalo, com uma brilhante cor branca. De acordo com os Puranas, quando na ocasião do Dilúvio, em que Manu se encarregou de preservar um casal de cada animal num barco imenso, bem como os sete sábios e as Escrituras, Sri Hayagriva foi quem recuperou os Vedas que haviam caído nas águas da devastação, e estavam em poder dos demônios Madhu e Kaitabha, considerados a personificação da ignorância.
Hayagriva também é conhecido como Madhusudana (o matador do demônio Madhu) e ensinou os Vedas para o Senhor Brahma.
Hayagriva é a personificação da pureza, da vitória do conhecimento puro, que sobrepõe-se às forças demoníacas das paixões inferiores bem como da escuridão da ignorância.
Hayagriva é uma Deidade de grande significado e importância para os Vaishnavas, porque Ele abençoa àqueles que procuram o conhecimento, quando iniciam os estudos dos ensinamentos sagrados das Escrituras. Uma especial adoração e comemoração é feita no Purnima ou dia de Lua cheia que ocorre em Sravana-Paurnami (Agosto-Setembro) – Avatara-Dina – e no Mahanavami, que ocorre na última noite no Navaratri, o festival das nove noites de Devi.
Os devotos de Hayagriva costumam saudá-Lo com o mantra abaixo, que se encontra no Pancaratra Agamas:

jnana-ananda-mayam devam nirmalasphatikakrtim
adharam sarvavidyanam hayagrivam upasmahe!

“Ó abençoado Hayagriva, És o néctar da bem aventurança do Supremo, claro e puro conhecimento, que remove toda Maya e ignorância; Reverências a Ti!”

No Hayagriva Stotram encontramos o seguinte verso:
“Ele possui quatro mãos de lótus, com uma das mãos abençoando concedendo o conhecimento;
suas mãos seguram livros de sabedoria, bem como a concha e o Disco. Sua beleza é tal qual o puro cristal transparente, e Seu brilho auspicioso jamais decai. Que o Senhor Hayagriva, da fala que banha com frescos raios da Graça, caiam por sobre mim, para sempre manifestando-se em meu coração” Hayagriva-stotram, 32

Usualmente Sri Hayagriva é representado estando sentado, tendo Sua mão direita abençoando, bem como fazendo o gesto ou Mudra conhecido como Vyakhya Mudra, que é o gesto do ensinamento. A mão direita segura um Aksha Mala ou rosário de contas, o qual refere-se ao Mantra Sadhana do conhecimento com meditação. Sua mão esquerda
inferior segura um livro, indicando- O como Mestre Supremo. Sua expressão é serena e pacifica, e não sorri. Ele, também segura o Buzio transcendental.


No mais das vezes, Hayagriva aparece tendo Laksmidevi em Seu colo, sentada por sobre a Sua
cocha esquerda (posição da Sakti), A qual segura uma flor de lótus. Esta forma mais comum é
conhecida como Laksmi-Hayagriva.
Eventualmente Hayagriva é representado sozinho, estando numa pose de meditação, como é o caso do templo de Tiruvahindrapuram. Esta forma é conhecida como Yoga-Hayagriva.
Hayagriva é a principal Deidade do templo Parakala-Matham, a mais importante representação da Sri Vaishnava Sampradaya actualmente existente.

Sem dúvida nenhuma as Shilas mais procuradas pelos vaisnavas no rio Kali Gandaki são as Nrsimhas Shilas e as Chakras Shilas.



Essas Shilas são muito atractivas pelo seu formato exótico. Para o homem moderno essas Shilas (pedras) são consideradas fósseis, mas para os devotos do Senhor Krishna elas são a manifestação directa do Senhor Hari.
É dito que almas altamente avançadas nascem no corpo de vermes para poderem executar o serviço devocional de esculpir a Shalagrama Shila.
A Sri Shalagrama Shila manifesta-se externamente como pedra, mas a Shalagrama Shila deve ser considerada uma jóia preciosa. A palavra jóia é usada para pedras de alta qualidade e muito finas, como uma pérola, que é altamente valiosa, rara, atractiva, durável, e poderosa; no caso da Shalagrama Shila, a Deidade predominante é o Senhor Hari, também conhecido como Narayana .
Abaixo vamos colocar fotos de alguma Shilas de devotos, que com o seu amor e dedicação enfeitam suas Shilas para agradar o Senhor Supremo.


No Hari Bhakti Vilasa , encontramos muitas informações sobre a importância da adoração a Sri Shalagram Shila.

SALAGRAMA SILA TOYAM YAH PIVET VINDUNA SAMAM MATUH STANYAM PUNAR NAIVA SAPIVET BHAKTI BHANG NARAH (HARI BHAKTI VILASA 9 / 22 de Padma PURANA)

Qualquer pessoa, mesmo que tenha tomado apenas uma gota da água que tenha lavado uma Salagram Shila, não terá de chupar novamente um peito da mãe no futuro.

GANGA GODAVARI REVA NADYO MUKTI PRADAS TU Yah NIVASANTI SA TIRTHAS TAH SALAGRAMA SILA JALE KOTI TIRTHA SAHASRAIS TU SEVITAIH KIM PRAYOJANAM TIRTHAM YADI BHAVET PUNYAM SALAGRAMA SILODBHAVAM (HARI BHAKTI VILASA 3 / 293, 294 a partir de Padma PURANA)

A água que lavou uma Shalagram Shila inclui a água do Ganga, Godavari, Reva e outros rios sagrados. Se essa água do banho da Shalagram Shila está disponível, então não há necessidade de milhares de outros locais de peregrinação.

GANGA PRAYAGA GAYA NAIMISA PUSKARANI
Yani PUNYANI Kuru JANGALA YA MUNANI
KALENA TIRTHA SALILANI PUNANTI PAPAM
PADODAKAM BHAGAVATAH PRAPUNATI SADYAH
(HARI BHAKTI VILASA 3 / 301 de NRSINGHA PURANA)

Ganga, Prayaga, Gaya, Naimisa, Puskara, Kuruksetra, juntamente com outros locais de peregrinação, removem os pecados de uma pessoa depois de longa ligação com eles. Mas água que lavou os pés de lótus da Suprema Personalidade purifica imediatamente uma pessoa

SNIGDHA KRSNA PANDARA VA PITA NILA TATHAIVA CA
VAKRA RUKSA CA CA RAKTA MAHA STHULA TU LANCCHITA
KAPILA DARDURA BHAGNA BAHU CAKRAIKA CAKRIKA
BRHAN MUKHI BRHAC CAKRA LAGNA CAKRATHAVA Punah
BADDHA CAKRA ATHAVA KACID BHAGNA CAKRA TV ADHOMUKHI
(HARI BHAKTI VILAS 5 / 297, 298 a partir de SKANDA PURANA)

Existem diferentes tipos de Shalagram Shilas, tais como os de cor negra, amarela, vermelha, marrom e azuis, tortas, seco queridos, grandes, sem qualquer marca, na forma de um sapo, quebrado, com um ou vários discos de marcas, com muitos rostos, com um disco quebrado, virado para baixo, completa disco, metade do disco, etc

KHANDITAM SPHUTITAM BHAGNAM PARSVA BHINNAM VIBHEDITAM
SALAGRAMA SAMUDBHUTAM SAILAM DOSAVAHAM NA HI
(HARI BHAKTI VILASA 5 / 309 a partir de BRAHMA PURANA falada pelo Supremo Senhor)

Mesmo se a Shalagram Shila esteja quebrada no meio ou quebrado apenas um pouco, ou tenha quebrado uma volta, mesmo em tal condição, a Shalagram Shila pode ser adorada.

KHANDITAM TRTITAM BHAGNAM SALAGRAME NA DOSABHAK
ISTA TU YASYA YA MURTIH TAM SA YATNENA PUJAYET
(HARI BHAKTI VILASA 5 / 310 a partir de SKANDA PURANA falada por Lord Siva)

Quebrados, deformados ou ligeiramente quebrado, a Salagram Shila podem ser adorada. Não há culpa em adoração Shalagram Shila nestas condições. Independentemente da forma, ela deve adorada com muito cuidado.

KAMAIH KRODHAIH PRALOBHAIS CA VYAPTO YO'TRA NARADHAMAH
SO'PI YATI HARER LOKAM SALAGRAMA SILARCANAT
(HARI BHAKTI VILASA 5 / 370 a partir de Padma PURANA)

Aqueles que são os mais baixos da humanidade e que são controladas pela luxúria, ira e avareza podem ser elevados à morada do Senhor Hari por simplesmente adorarem uma Shalagram Shila.

SALAGRAMA SILA CAKRAM YO DADYAD DANAM UTTAMAM
UBS CAKRAM TENA DATTAM SYAT SASAILAM VANAKANANAM
(HARI BHAKTI VILASA 5 / 382 a partir de Padma PURANA)

Dar caridade uma Shalagram Shila é a melhor de todas as caridades. Qualquer pessoa que tenha dado esta caridade tem alcançado o resultado da realização de todas as actividades auspiciosas. É como se desse em caridade de todo o planeta terra, decorado com florestas, matas e montanhas.

SA DHANYAH PURUSO LOKE SAPHALAM TASYA JIVITAM SALAGRAMA SILA SUDDHA GRHE YASYA CA PUJITA
(HARI BHAKTI VILASA 5 / 409 a partir de SKANDA PURANA)

Em qualquer casa, se uma pessoa que adora Shalagram Shila adequadamente, ela será glorificada e sua existência será bem sucedida neste mundo.

SALAGRAMA SILARUPI YATRA TISTHATI KESAVAH NAVADHANTE'SURAS Tatra BHUTA VETALAK ADAYAH SALAGRAM SILA YATRA TIRTHAM TAT TAT TAPOVANAM YATAH SANNIHITAS Tatra BHAGAVAN MADHUSUDANAH
(HARI BHAKTI VILASA 5 / 427, 428 a partir de BRHAN NARADIYA PURANA)

Em qualquer lugar, que o Senhor Keshava situa-se ali sob a forma de uma Shalagram Shila, ali nem demônios, e nem fantasmas podem criar obstáculos para que qualquer pessoa que esteja naquele lugar. Qualquer lugar onde se situa Shalagram Shila pode ser transformado em um local de peregrinação e um local para a realização de austeridades porque a Suprema Personalidade de Deus, Madhusudana (assassino do demônio Madhu) reside pessoalmente ali.

SALAGRAMA SILAYAM YO MULYAM UDGHATAYET NARAH
VIKRETA CA CA ANUMANTA Yah PARIKSAM UDIRAYET
SARVE TE NARAKAM YANTI YAVAD AHUTA SAMPLAVAM
ATAH SAMVARJAYED VIPRA CAKRASYA KRAYA VIKRAYAM
(HARI BHAKTI VILASA 5 / 436, 437 a partir de SKANDA PURANA ao Senhor Siva Skanda)

Oh brahmana, sob nenhuma circunstância, ninguém nunca deve comprar ou vender uma Shalagram Shila. Não se deve nem sequer sugerir um preço a se pagar para uma Shalagram Shila. Ninguém deve encontrar falhas nele ou explicar alguns erros nele. Todas estas pessoas devem ir para os planetas infernais e viver lá até a completa aniquilação.

SALAGRAMA SILAYANTU SAKSAT SRI KRSNA SEVANAM
NITYAM SANNIHITAS TATRAVASUDEVO JAGAD GURUH

(HARI BHAKTI VILASA 5 / 444 a partir de Padma PURANA)

A adoração da Shalagram Shila é a adoração directa do Senhor Hari . Jagat Guru, o mestre espiritual do universo, o Senhor Vasudeva, que reside eternamente dentro da Shalagram Shila.

STRIYO VA YADI VA SUDRA BRAHMANAH KSATRIYADAYAH
PUJAYITVA SILA CAKRA LABHANTE SASVATAM PADAM
(HARI BHAKTI VILASA 5 / 452 a partir de SKANDA PURANA conversa entre Senhor Brahma e Narada Muni)

A adoração da Salagram Sila pode ser feito por mulheres, sudras (baixa casta), brahmanas (duas vezes nascidos), kshatriyas (administradores), etc e todos eles podem alcançar a eterna morada de Deus Krsna perfeitamente.

O Skanda Purana afirma que “uma Shalagrama Shila Genuína é uma manifestação directa do Senhor Vishnu e não requer nenhuma instalação.”
Cada Shalagrama tem diferentes tipos de características, as características da Varaha Shalagrama é de cor azul-negro e geralmente comprida, também pode ser reconhecida por marcas de três linhas, chacra ou marcas de terra na extremidade

Assim como o Senhor Vishnu tem muitos Avataras (manifestações) e para cada forma o adorador recebe diferentes tipos de bênçãos do Senhor .O culto à Varaha Shila promete o cumprimento de todos os desejos.

Varaha ( e sânscrito वाराह) é o terceiro Avatar de Vishnu. Nessa manifestação, Vishnu se manifesta como um Javali. Vishnu se transformou em Javali e desceu para o fundo do oceano para resgatar o planeta Terra, que havia sido roubado e escondido lá pelo demônio Hiryanyaksha. Depois de uma grande luta, Vishnu como Varaha matou o demônio, resgatou a Terra e trouxe ela para a superfície e preparou ela para que pudesse sustentar a vida, modelando as montanhas e moldando os continentes
Damodara Shila.


A Sri Damodara Shila é a minha Pradhan-Shila (Shila principal).
A palavra sânscrita Shila significa pedra. A Shalagrama Shila aparece no rio Kali-gandaki , nos Himalaias do Nepal, e podem ser identificadas por marcações de uma forma particular de Vishnu.
A Sri Shalagrama Shila manifesta-se externamente como pedra, mas a Shalagrama Shila deve ser considerada uma jóia preciosa. A palavra jóia é usada para pedras de alta qualidade e muito finas, como uma pérola, que é altamente valiosa, rara, atractiva, durável, e poderosa. Uma Shalagrama Shila Genuína é uma manifestação directa do Senhor Vishnu, também conhecido por Krishna ou Narayana.
A adoração as Shilas é realizada pelos devotos do Senhor Krishna