Entre as formas extraordinárias de veneração na Índia, as pedras de Shalagramas são as mais celebradas universalmente. A adoração destas pedras é feita por muitos grupos e remonta a um passado distante. Elas são adoradas nos templos, mosteiros e em casas dos devotos. O beber da água em que essas pedras são banhadas é um ritual diário para o hindu piedoso pertencente a famílias antigas e tradicionais. A presença dessas pedras é indispensável durante a realização diária e em ocasionais cerimonias e festas de carácter religioso. Também é muito auspicioso utilizar a Shalagrama-Shila pra diferentes tipos de cerimonias de fogo como : cerimonias de casamento (grha pravesa) , diferentes rituais de apaziguamento (Shanti) e rituais funerários. A Shalagrama é adorada tanto pelos devotos casados, como por monges ascetas.



Sri Krishna Udupi

Esta é a famosa Deidade de Vishnu que fica em Badrinath nos Himalaias. É dito que esta Deidade foi esculpida de uma pedra de Shalagrama, tal como a imagem de Krishna em Udupi (Karnataka).


O Senhor Jagannatha

De tempos em tempos a Deidade do Senhor Jagannatha em Puri é trocada, pois é feita de madeira, um material que de deteriora com o passar do tempo. Durante a cerimonia de troca de Deidade (nava-kalevara), a Shalagrama Shila é a essência (padaratha) que está escondida no interior da Deidade principal de Jagannatha, é passada para a nova Deidade.